12 de dezembro de 2010

AINDA SOBRE OS ESGOTOS DA EDUCAÇÃO

As minúcias e detalhes do processo de corrupção instalado na Secretaria de Educação, produz uma onda salutar de informações prestadas ao blog. Contudo esse tema já havia sido explorado em outros blogs. Alguns com extrema seriedade e zelo como no do blog do Itevaldo. Outros acendiam uma vela para a informação e outra para a contra-informação, ao sabor dos soldos e orientação partidária.

Assim para não perdemos o sentido e a seriedade nas denúncias é preciso separar o jóio do trigo.

Itevaldo dispensa comentários pelo seu procedimento ético, já conhecido na sua retilínea trajetória na imprensa do Maranhão.

Quanto aqueles que fazem das denúncias instrumento de ganho, recebemos o apoio da leitura do conteúdo latente(guardado) pelos próprios internautas, mostrando assim que fazer blog é antes de tudo, ter compromisso com a verdade de forma independente, sob pena de serem desmascarados.

Neste diapasão passo a trilhar o caminho percorridos pelos honestos.

Interessa a desconstrução feita pelos desonestos, pois permitem evidenciar outros indícios da autoria.

Toda essa matéria será encaminhada ao Ministério Público, para que como fiscal da lei possa se assim achar conveniente, proceder nas investigações.

Praticaremos enquanto blog o dever da informação livre e democrática, permitindo aqueles que se sintam ofendidos o direito de resposta. Se não o exercerem é por livre arbítrio, não por cerceamento.

O telefone para qualquer informação ou reclamação é (98) 888931 20.

9 comentários:

  1. Thiago Silva13:32

    Caríssimo Cesar. Como leitor diário do seu blog, em que acesso 2 ou 3x por dia, gostaria de me manifestar a respeito do último concurso público para professores da rede pública do Estado do MA. Eu, como professor, licenciado em letras, gastei mais de 130 reais só nas inscrições. Obtive êxito em dois cargos, mas com excedentes perto da vaga. Sei, que segundo a jurisprudência do STJ ser excedente não gera direito à nomeação desde que aquele cargo não seja ocupado. Por aqui, se vê uma afronta a várias leis, decretos e MP's que disciplinam a educação como atividade temporária e, por conseguinte, dispõem dobre a contratação temporária, mas desde que não haja aprovados em concurso público, como o que aconteceu com o último seletivo e com o que querem fazer em 2011 com a renovação desse seletivo. E nós, como aprovados e habilitados, como ficamos? Sendo que o concurso vence em março de 2011. Se fizessem seletivo para juiz, promotor? Queria vê o MP se pronunciar e toda a sociedade, mas é a pobre "educação" base de toda sociedade desenvolvida, que é vista no Maranhão como atividade temporaría.
    Cito algumas leis que disciplinam essa matéria:
    DECRETO Nº 20.739 DE 01 DE SETEMBRO DE 2004

    Regulamenta a contratação temporária de professores para o ensino fundamental, ensino especial, ensino médio e de instrutores para oficinas pedagógicas e profissionalizantes de que trata o inciso VII do art. 2º, a Lei nº 6.915, de 11 de abril de 1997, e dá outras providências.

    O GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos III e V, do art. 64, da Constituição Estadual,

    Art. 3º-A contratação de professor, de que trata este Decreto, far-se-á, exclusivamente, para suprir a falta de docente da carreira, após esgotada a possibilidade de suprir a vaga com professor efetivo e desde que não haja candidato aprovado em concurso público, devidamente habilitado.

    MEDIDA PROVISÓRIA Nº 080, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2010
    Acrescenta e altera dispositivos na Lei nº
    6.915, de 11 de abril de 1997, e dá outras
    providências.
    A GOVERNADORA DO ESTADO DO MARANHÃO, no uso da atribuição que lhe confere o § 1º do art. 42 da Constituição Estadual, adota a seguinte Medida Provisória, com força de Lei:

    Art. 1º O art. 1º, o inciso VII do art. 2º, o caput e o § 1º do art.
    3º da Lei nº 6.915, de 11 de abril de 1997, passam a vigorar com a
    seguinte redação:
    “Art. 1º Para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, os órgãos da administração direta, as autarquias e as fundações públicas poderão efetuar contratação de pessoal por tempo determinado, nas condições e prazos previstos nesta Lei.”

    “Art. 2º (...)
    VII - admissão de professores para o ensino fundamental, ensino especial, ensino médio e instrutores para oficinas pedagógicas e cursos de educação profissional, desde que não existam candidatosaprovados em concurso público e devidamente habilitados;

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13:37

    César sua matéria sobre o caos e corrupção na educação tá deixando o pessoal em polvorosa. Para voce ter uma idéia um blogueiro comentou agora pela manhã num supermercado que Carmem Aroso e Graça Tajra afirmaram que como ninguém lê você isso não vai dar em nada. Mas que Graça tá apavorada como você se infiltrou na pasta que é dela e já está roendo as unhas e quer ser apadrinhada para ir para uma gerência regional, pois foi chamada às turras. Ambas disseram que no Maranão só se lê Décio, marco,um tal de Robert e Cardoso e que você não divulga nada e ninguém te conhece e que por isso é para não te dar bola. A Zélia Mendonça ameaçou abrir a boca até porque o marido dela está envolvido em um problema seríssimo (envolve crime sexual c criança, dizem).Que isso é coisa de quem está fora do poder. Olha só a cabeça dessas veias.Pode uma coisa dessa?
    Onde tem fumaça,......

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13:53

    Meu problema não é ser lido, posto que em pouco tempo já superei mais de 22 mil acessos. Não faço publicidade destes dados porque acho prematuro e tendo notoriedade as perseguições acontecem no Maranhão. Acho que vai dar em muita coisa pois te garanto que o Dr. Paulo Avelar da Promotoria da Educação recebera todo o material xerocopiado e se for necessário formalizar a denúncia eu o farei. Portanto Graça Tajra e Carmem Arôso, Eric Marinho, Dilton e todos envolvidos não devem temer a mim, mas as investigaçõe e se não tiverem culpa nada devriam temer. Zélia salvo engano é economista e contempôranea na UFMA, lamento seu suposto envolvimento e a desgraça familiar que vc relata. Quanto aos blogueiros eles são de aluguel, mas devem se adaptar ou processo na internet, senão "descem" e D'erça água "caridosa" eu não bebo. Muito obrigado e continua fazendo as reportagens. Um abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Macabeu13:54

    Meu caro,
    Se acesso teu bolg por uma hora, tem um "hacker" que aparece uma 4 vezes nesse período, ele some com os comentários, do jeito que está, concluido, pela metade, ou em fase de envio, com a desculpa que detectou algum erro,ai vc tem que verifar,pois não funciona nada mesmo, na hora de fechar a janela, nessa hora então, some o comentário.
    Não é por nada não!,.Eu acredito em Saci pererê,Boi tatá, Curupira, Mula sem cabeça,Caruagem da Ana Jansen...

    ResponderExcluir
  5. Thiago Silva13:59

    Inclusive Cesar, já levamos uma exposição de motivos no começo do ano para o Promotor Paulo Avelar lá na Promotoria da Educação, mas até agora nenhuma ação, só o silêncio. A validade do concurso vai acabar e nada. Para quê faz concurso se a intenção era contratar?? Só para dar publicidade em ano de eleição? Creio que há outras formas. Agora, brincar com a vida profissional de cidadãos idôneos é um disparate.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo14:00

    Macabeu isso já vem ocorrendo há algum tempo, por isso estou de plantão no blog. Vou tomar as providências junto ao responsável técnico do blog, buscarei a maneira de flagrar a ação destes pulhas e os encaminharei para a Polícia Federal. Um abraço e obrigo pelo alerta. Verifique senpre e post seus comentário. Vc sabe que eu lhe tenho muita admiração embora não o conheça pessoalmente. Vc tem sido aliado nesta luta contra esse mar de lama que envolve o Maranhão. Agradeço sua coragem outros estão se juntado a nós, de forma que temos que distribuir as tarefas para conseguirmos melhores resultado. Tivemos uma participação de uma Srta. que pugna pelos blogs neste sentido.Peço a ela que se pronuncie e agende reunião.Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo14:04

    Tiago Silva assumo compromisso com vc e todos os concursados de me informar junto ao dr. Paulo Avelar sobre a situação de voces.Durante a semana peço-lhe que me cobre o retorno deste assunto junto ao MP. Um abraço e Obrigado. Eu leio sempre os comentário com muita atenção e sei que vc como os outros usam esta ferramenta com o objetivo de fazer a justiça prevalecer. Um abraço e Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Macabeu14:22

    Meu caro,
    O bicho tá pegando... olha o hacker... não posso trabalhar assim...
    Pois então, lendo minuciosamete o post ai, tou supreso, como é que é, ...fazem das denuncias como instrumento de ganho... será que entendir direito, funciona assim em alguns blog, é isso mesmo!?
    O poblema é minha miopia, confesso, não vou mentir.
    Sabe como é, não tenho a perspicácia dos lobos, dos cães selvagens, das hienas.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo17:48

    Macabeu não só nos blogs como na mídia em geral.A notícia nasce de um fato, agora a forma como se conduz este fato é que faz o "ganho" daqueles que não tem o escrúpulo de mostrar na forma real e conduzi-la de forma independente.Aumentar, diminuir, aliviar são algumas destas formas de condução. Estas atitudes passam a falsa informação de acordo com os interesses de quem paga.É o famoso jabá que infelizmente é uma prática na imprensa do Maranhão. Eu lamento que isso ainda aconteça, mas é a realidade. Um abraço.

    ResponderExcluir

FAMEM CONFIRMA 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) confirmou a realização do 2º Congresso Estadual do Municipalismo Maranhense. O pres...